sábado, 17 de março de 2012

JONAS 2

Jonas era um profeta de Deus. Um dia, Deus disse a Jonas: "Vá para a grande cidade de Nínive, e diga a eles que parem de fazer coisas ruins.".


Mas Jonas fugiu. Ele não queria ir para Nínive. Ao invés disso, ele tomou um barco que velejava pelo mar. Deus enviou uma grande tempestade para fazer Jonas parar. Os marinheiros no barco estavam com medo, pois pensavam que o barco iria afundar.


Jonas disse aos marinheiros: "Meu Deus enviou uma tempestade. se me jogarem na água, o mar ficará calmo outra vez".


Então os marinheiros jogaram Jonas no mar bravio. Na mesma hora, o mar ficou calmo.


Logo depois, Jonas viu um grande peixe vindo! Glup! O peixe engoliu Jonas.


Por três dias e noites, Jonas ficou dentro do peixe. Ele orou a Deus: "Por favor, me perdoe"!


Então Deus mandou o peixe cuspir Jonas na terra seca. E, pela segunda vez, Deus disse a Jonas: "Vá e diga as pessoas de Nínive que parem de fazer coisas ruins".


Desta vez, Jonas obedeceu a Deus. As pessoas de Nínive se arrependeram de fazer coisas ruins, e Deus as perdoou.










Atividades




Estudo Bíblico

Capítulo 1

V1 – Jonas, filho de Amitai. Este profeta viveu em Samaria durante o reinado de Jeroboão II (782-753 a.C.) quando Israel ainda não percebia que a Assíria estava prestes a destruí-la (Amós 7.10)
V2 – Nínive, capital do império Assírio (Gênesis 10.12), ao nordeste da Palestina. Jonas tinha que pregar contra seus pecados, que eram tão grandes que exigia a intervenção divina. Embora Deus veja tudo, a Bíblia trata que o pecado ‘subiu até Deus’.
V3 – Társis, provavelmente uma cidade que ficava no sul da Espanha, de onde os fenícios traziam o metal que ali se refinava., em troca de outras mercadorias. A fuga de Jonas tinha por finalidade, escapar de uma incumbência difícil, e, talvez, evitar a conversão e a preservação daquela nação que seria um ameaça a Israel. Jope era o porto marítimo mais acessível a Judá e Israel; de lá, Jonas pretendia ir ao lugar mais afastado de Nínive que lê conhecia.
V7 – Para lançar sortes, utilizavam-se pequenas pedras nas quais se escrevia alguma coisa, eram colocadas em um recipiente, sacudida juntas, para então se tirar uma delas, que seria a resposta certa. Há vários exemplos do lançar sortes na narrativa do Antigo Testamento: LV 16.8; Js 18.6; I Sm 14.42; Nm 10.34. Hoje não há mais necessidade de se lançar sortes, pois os crentes têm a Bíblia e o Espírito do Senhor para guiá-los.
V9 – A Bíblia fala de dois tipos de temor: 1) há o medo dos homens e das coisas, demonstrado pelos marinheiros no v 10; 2) há o temor do Senhor, que é a piedade, o respeito para com as coisas eternas, que traz contigo o ódio ao mal, Sl 19.9; Pv 1.7; 8.13. Este temor foi demonstrado por Jonas de uma maneira bem imperfeita, por causa de sua desobediência (v3) e seu descontentamento (4.10-11).
V12 – Jonas, a esta altura, já sabia que a sua desobediência era a causa do problema (v4 com Hb 12.6-11)
V14 – E não faças cair sobre nós este sangue. Os homens estavam pedindo a Deus que não os culpasse pela morte de Jonas, ao lançá-lo ao mar. Fizeste como te aprouve. Sl 115.3; 135.6.
V17 – Deus havia preparado um meio de restaurar Jonas à vida, e levá-lo a cumprir sua missão. Note que não era uma baleia, que é um mamífero com garganta pequena e sim um grande peixe. Este foi um dos milagres que sempre acompanham a interferência divina na história humana e das qual a mensagem Bíblica está repleta e foi mencionado pelo Senhor Jesus Cristo e por Ele interpretado (Mt 12.39-40).
Capítulo 2
Jonas estava certo que morreria nas profundezas do mar.
v7 – Eu me lembrei do Senhor. O desespero, seguido pela fé, numa situação tão difícil ajudou Jonas a ser treinado como missionário que ele era.
V8 – Abandonam aquele que lhes é misericordioso. Os idólatras e os desobedientes se afastam da fonte da misericórdia, que é o próprio Deus (Sl 16.11; 34.8; 36.9; Is 55.7).
V9 – O que votei pagarei. Jonas já reconhecia que a obediência, que conserva a comunhão com Deus vale muito mais do que a satisfação da vontade própria, da alegria da carne, que inevitavelmente leva à desgraça.
V10 – O peixe só restaurou Jonas a terra depois de em seu coração se ter restaurado o desejo de por em prática a sua vocação missionária. Agora estava em condições físicas e espirituais para ouvir a palavra do Senhor que lhe veio a segunda vez (3.1), uma palavra mansa que oferecia uma segunda oportunidade. Foi perdoado da desobediência, do passado, havendo então uma verdadeira submissão da parte de Jonas.
Capítulo 3
V3 - Três dias para percorrê-la. Aqui se refere à cidade de Nínive e os seus arredores, inclusive as cidades menores de Reobote-Ir, Calá e Resém, que na época do livro de Gênesis ainda se contavam separadas (Gn 10.11-12), a não ser que a expressão ‘ a grande cidade’ se refira ao distrito formado pelas quatro, um distrito de 50 a 100 km de diâmetro. Esta área incluía sítios e pastos, tanto dos ricos proprietários, como de utilidade pública.
V4 – Caminho dum dia. A viagem dos bairros a capital.
V5 - Creram em Deus. Em primeiro lugar, acreditaram no aviso que o profeta lhes trouxe, reconhecendo que seus caminhos não atendiam com uma vida digna diante de Deus e que mereciam a destruição. Era o passo fundamental da fé (Rm 10.17), assim como o arrependimento é o primeiro passo para a aceitação do evangelho (Mc 1.15). este arrependimento via-se entre os ninivitas nos símbolos externos de proclamar um jejum e se vestir de saco (vestimenta grosseira, pobre e desconfortável, feita de cabelos de cabrito ou de crina)
V6 – Rei de Nínive. Provavelmente Adad-nirari III, 810-783 a.C. que adorava um único Deus, ou ainda podia ser Assurdã III, 771-754 a. C., durante cujo reinado houve duas pragas e uma eclipse total do sol. È claro que o Rei de Nínive também era imperador da Assíria. Assentou-se sobre cinzas. Sinal de profundo abatimento (Et 4.1; Jó 2.8). Uma das mensagens desse livro é que até os pagãos se deixam tocar pela pregação da palavra de Deus, e com arrependimento verdadeiro.
V7 – Seus grandes. As autoridades ao redor do trono, que representavam o rei perante o povo e o povo perante o rei.
V9 – Se arrependerá. Hebraico niham ‘ter dó’, ‘ter compaixão’, ‘arrepender-se’, ‘consolar-se’. Só o homem é quem peca e se arrepende depois do mal que fez; quando a palavra se aplica a Deus, quer dizer: bondosamente reter a punição que os homens mereciam, sendo-lhes gracioso.
Capítulo 4
V1 – Desgostou-se Jonas. Jonas preocupava-se com o fato de sua profecia não se ter cumprido, por causa do arrependimento dos ninivitas. Não sabia que há júbilo diante dos anjos de Deus por um único pecador que se arrepende (Lc 15.10).
V2 – Que Deus é misericordioso até para com os gentios, Jonas já havia entendido; o que estava fora da visão dele é que nada devia impedir que a mensagem do amor de Deus fosse pregada até os confins da terra, para que nada limitasse o alcance da graça divina.
V6 – Uma planta. Talvez fosse a mamoneira, que produz o óleo de rícino. Cresce rapidamente, tem folhas largas, mas também morre com facilidade, apesar de sua aparência de quase ser um arbusto.
V8 – Jonas aprendeu a dar valor a uma planta, mas ainda teve que entender que a compaixão de Deus se estende a todas as suas criaturas.
V11 – 120.000 pessoas sem diretrizes religiosas formam um objeto mais digno da compaixão do missionário, do que o conforto próprio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recadinho ou sugestão. Estou em constante pesquisa para te ajudar com o que há de melhor. Beijinhos. Tia Sama