domingo, 26 de fevereiro de 2012
Fruto do Espirito
FRUTO DO ESPÍRITO
MEMORIZAR:
"Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei" (Gálatas 5:22 e 23).
"Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei" (Gálatas 5:22 e 23).
OS TRES VENTOS DA MONTANHA
OS TRES VENTOS DA MONTANHA
Os três ventos da montanha
Há muito tempo atrás,vivia numa montanha muito alta,três ventos. O primeiro chamava-se Vento_grande-e-furioso. Ele soprava fazendo assim:Uoooooooooo-oooo-oooooooooooo. E quanto mais intenso se movia,mais forte era o seu sopro:Uooooo-oooooooo-ooooooooo oooooooo-eeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee.
Ele era um vento muito importante.
O segundo era o Vento-forte-e-constante. O seu sopro era assim:Hooooooooooooo muito baixinho. Era um vento muito importante também.
O terceiro vento se chamava ventinho-de-dia-quente. Seu sopro era muito fraquinho. Era agradável vê-lo bater contra a folhagem:Huuuuuuu. Um dia,os três ventos se encontraram,e começaram a conversar no alto da montanha. O vento-grande-e-furioso disse assim:Uhuuuuuu,sou muito importante. Sou forte,carrego tudo que encontro pela frente . As pessoas têm medo de mim,e correm quando eu me aproximo.
_Você tem razão,respondeu o Vento-forte e-constante,mas eu acho que esta não é uma maneira bonita de ser importante. Você é importante para as pessoas porque elas o temem,mas eu sou importante porque sou útil.
E o Vento-forte-e-constante tomou fôlego e soprou:Hoooooooooo. As nuvens viajaram depressa pelo céu. As crianças correram para dentro de casa e colocaram seus agasalhos. As roupas molhadas secaram bem depressa. E os barcos no mar andaram mais depressa,cortando as ondas.
_Está vendo como sou útil? Disse o Vento-forte-e-constante. E as pessoas não têm medo de mim.
_E daí?gritou o Vento-grande-e-furioso. A verdade é que eu sei soprar mais forte . E o Vento-grande-e-furioso ficou ainda mais bravo.
O ventinho-de-dia-quente estava se sentindo pequenininho,pequenininho diante do Vento-grande-e-furioso tão forte,forte. E foi saindo devagar,como quem não quer nada. Mas muito preocupado.
_Eu não sirvo para nada!pensava ele. Vento-grande-e-furioso amendrota as pessoas,mas ele sabe fazer alguma coisa pelo menos. Vento-forte-e-constante é útil,e as pessoas gostam dele,mas eu,eu não consigo fazer nada!
Então o Ventinho saiu palas montanhas. O sol estava muito quente,e continuou assim. O céu estava muito azul,e continuou cada vez mais azul.
Mas à medida que o ventinho passava,as pessoas abriam suas janelas,e voltavam seus rostos quentes na direção em que ele soprava.
Saiam de suas casas e sorriam,que alegria!O ventinho encontrou uma menininha com um papagaio. Soprou o mais que podia. O papagaio se ergueu,e a menina ficou radiante. A seguir,viu um menininho junto a uma poça de água. Na poça estavam dois barquinhos com velas de papel,mas não saiam do lugar. O Ventinho soprou e devagarzinho os barquinhos atravessaram a poça. O menino sorriu,vendo os barcos se movendo.
Depois,viu um passarinho a beira do seu ninho.
__Voe,soprou o Ventinho.
__Tenho medo respondeu o passarinho.
Então o Ventinho soprou com toda a sua força,e obrigou o passarinho a cair do ninho,e então o passarinho feliz,viu que podia voar.
Já era bem tarde quando o Ventinho voltou para a sua casa,no alto da montanha. Seus amigos o esperavam preocupados.
__E então,Ventinho,por onde andou?O que você estava fazendo todo esse tempo?
__Quase nada,disse o Ventinho. E contou o que fizera.
Vento-grande-e-furioso já não parecia tão furioso assim. Vento-forte-e-constante Estava pensativo. E falaram ao Ventinho:
__sabe,Ventinho-de-dia-quente,todos nós fazemos coisas importantes,mas o que você faz é mais importante:Você leva alegria ás pessoas. Vento-grande-e-furioso é respeitado porque as pessoas o temem,eu sou apreciado porque lhes sou útil;mas a você elas amam,porque você,com o seu sopro leve,as alegra e acaricia,e ajuda.
Então o Ventinho desceu a montanha alegremente. Lá embaixo as pessoas grandes e as crianças calorentas ao sentirem a volta do ventinho ficaram radiantes de novo;a menininha viu seu papagaio subir. Pelo jardim voou o passarinho flutuando nas asas do Ventinho como um barco flutua no mar. E todos se alegraram.
Observação:Dramatizar a história,enfatizando o fato de que cada um é importante e dentro de suas possibilidades precisar se dispor a ajudar o outro. Possibilitar que a criança se identifique com o “Ventinho” da história,que traz alegria e leveza ao nosso mundo.
Há muito tempo atrás,vivia numa montanha muito alta,três ventos. O primeiro chamava-se Vento_grande-e-furioso. Ele soprava fazendo assim:Uoooooooooo-oooo-oooooooooooo. E quanto mais intenso se movia,mais forte era o seu sopro:Uooooo-oooooooo-ooooooooo oooooooo-eeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee.
Ele era um vento muito importante.
O segundo era o Vento-forte-e-constante. O seu sopro era assim:Hooooooooooooo muito baixinho. Era um vento muito importante também.
O terceiro vento se chamava ventinho-de-dia-quente. Seu sopro era muito fraquinho. Era agradável vê-lo bater contra a folhagem:Huuuuuuu. Um dia,os três ventos se encontraram,e começaram a conversar no alto da montanha. O vento-grande-e-furioso disse assim:Uhuuuuuu,sou muito importante. Sou forte,carrego tudo que encontro pela frente . As pessoas têm medo de mim,e correm quando eu me aproximo.
_Você tem razão,respondeu o Vento-forte e-constante,mas eu acho que esta não é uma maneira bonita de ser importante. Você é importante para as pessoas porque elas o temem,mas eu sou importante porque sou útil.
E o Vento-forte-e-constante tomou fôlego e soprou:Hoooooooooo. As nuvens viajaram depressa pelo céu. As crianças correram para dentro de casa e colocaram seus agasalhos. As roupas molhadas secaram bem depressa. E os barcos no mar andaram mais depressa,cortando as ondas.
_Está vendo como sou útil? Disse o Vento-forte-e-constante. E as pessoas não têm medo de mim.
_E daí?gritou o Vento-grande-e-furioso. A verdade é que eu sei soprar mais forte . E o Vento-grande-e-furioso ficou ainda mais bravo.
O ventinho-de-dia-quente estava se sentindo pequenininho,pequenininho diante do Vento-grande-e-furioso tão forte,forte. E foi saindo devagar,como quem não quer nada. Mas muito preocupado.
_Eu não sirvo para nada!pensava ele. Vento-grande-e-furioso amendrota as pessoas,mas ele sabe fazer alguma coisa pelo menos. Vento-forte-e-constante é útil,e as pessoas gostam dele,mas eu,eu não consigo fazer nada!
Então o Ventinho saiu palas montanhas. O sol estava muito quente,e continuou assim. O céu estava muito azul,e continuou cada vez mais azul.
Mas à medida que o ventinho passava,as pessoas abriam suas janelas,e voltavam seus rostos quentes na direção em que ele soprava.
Saiam de suas casas e sorriam,que alegria!O ventinho encontrou uma menininha com um papagaio. Soprou o mais que podia. O papagaio se ergueu,e a menina ficou radiante. A seguir,viu um menininho junto a uma poça de água. Na poça estavam dois barquinhos com velas de papel,mas não saiam do lugar. O Ventinho soprou e devagarzinho os barquinhos atravessaram a poça. O menino sorriu,vendo os barcos se movendo.
Depois,viu um passarinho a beira do seu ninho.
__Voe,soprou o Ventinho.
__Tenho medo respondeu o passarinho.
Então o Ventinho soprou com toda a sua força,e obrigou o passarinho a cair do ninho,e então o passarinho feliz,viu que podia voar.
Já era bem tarde quando o Ventinho voltou para a sua casa,no alto da montanha. Seus amigos o esperavam preocupados.
__E então,Ventinho,por onde andou?O que você estava fazendo todo esse tempo?
__Quase nada,disse o Ventinho. E contou o que fizera.
Vento-grande-e-furioso já não parecia tão furioso assim. Vento-forte-e-constante Estava pensativo. E falaram ao Ventinho:
__sabe,Ventinho-de-dia-quente,todos nós fazemos coisas importantes,mas o que você faz é mais importante:Você leva alegria ás pessoas. Vento-grande-e-furioso é respeitado porque as pessoas o temem,eu sou apreciado porque lhes sou útil;mas a você elas amam,porque você,com o seu sopro leve,as alegra e acaricia,e ajuda.
Então o Ventinho desceu a montanha alegremente. Lá embaixo as pessoas grandes e as crianças calorentas ao sentirem a volta do ventinho ficaram radiantes de novo;a menininha viu seu papagaio subir. Pelo jardim voou o passarinho flutuando nas asas do Ventinho como um barco flutua no mar. E todos se alegraram.
Observação:Dramatizar a história,enfatizando o fato de que cada um é importante e dentro de suas possibilidades precisar se dispor a ajudar o outro. Possibilitar que a criança se identifique com o “Ventinho” da história,que traz alegria e leveza ao nosso mundo.
A PARABOLA DO semeador
A PARABOLA DO semeador
Quantidade de crianças: 6 CRIANÇAS + OU -
Dicas: Coloque as crianças fantasiadas de plantinhas. Pode ser uma máscara feita de papel cartão e elástico. a roupa dode ser de TNT verde. Você pode variar, colocando algumas de flores, outras de árvores e assim por diante. arrume o jogral em um papel ou pastinha para cada uma delas.
Início:TODOS- Eis que o semeador saiu a semear.E, ao semear, uma parte caiu à beira do caminho,e, vindo as aves, a comeram.
1ª criança - Outra parte caiu em solo rochoso,onde a terra era pouca,e logo nasceu, visto não ser profunda a terra.Saindo,porém, o sol , a queimou; e , porque não tinha raiz, secou -se.
2ª criança - Outra caiu entre os espinhos, e os espinhos cresceram e aa sufocaram.
3ª criança - Outra, enfim caiu em boa terra e deu frutos; a cem, a sessenta,e atrinta por um.
4ª criança - Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.
TODOS - Atendei vós, pois à parábola do semeador.
5ª criança - A todos os que ouvem a palavra do reino e não a compreendem, vem o maligno e arrebata o que lhes foi semeado no coração.
1ª criança - Este é o que foi semeado à beira do caminho .
2ª criança - O que foi semeado em solo rochoso , esse é o que ouve a palavra e a recebe logo , com alegria;
TODOS - Mas não tem raiz em si mesmo, sendo, antes, de pouca duração;
6ª criança - Em lhe chegando a angústia ou a perseguição por causa da palavra, logo se escandaliza.
3ª criança - O que foi semeado entre os espinhos é o que ouve a palavra, porém os cuidados do mundo
4ª criança - E a fascinação das riquezas sufocam a palavra, e fica infrutífera.
5ª criança - Mas o que foi semeado em boa terra é o que ouve a aplavra e a compreende;
6ª criança - Este frutifica e produz a cem, a sessenta e a trinta por um.
TODOS - Que possamos ser como a boa terra, frutificando e produzindo a cem , a sessenta e a por um.
(BASEADO NO LIVRO DO EVANGELHO DE MATEUS CAP.13 VER.3 ATÉ 23)
a batalha contra os amalequitas
Esta é mais uma história emocionante do poder de Deus na vida de
Seu povo. Moisés ainda conduzia os israelitas, rumo à Canaã. Nesse tempo,
veio Amaleque fazer guerra contra os israelitas. Então, Moisés chamou o
seu servidor que se chamava Josué e ordenou que ele escolhesse homens
corajosos entre os israelitas, para que pudessem sair e guerrear contra o
povo de Amaleque. Estes eram os amalequitas. E Moisés disse também a
Josué, que ele se colocaria no alto do monte e teria a vara de Deus em sua
mão; aquela com a qual havia realizado vários milagres no Egito, depois que
saíram de lá.
Foi então, que Josué com os homens de guerra e Moisés, Arão e Hur
subiram ao monte. Quando Moisés levantava a mão, Israel vencia...
- Oh como me cansa suspender esta vara por tanto tempo! (diz Moisés)
...Mas quando abaixava a mão, venciam os amalequias. Como as mãos
de Moisés eram muito pesadas, colocaram uma pedra, para que Moisés
apoiasse seus braços nela. Então Arão e Hur ficavam um de cada lado de
Moisés, segurando seu braço levantado.
- Nós o ajudaremos. Não se preocupe! (dizem Arão e Hur)
As mãos de Moisés ficaram erguidas até o pôr-do-sol, e Josué
e seu povo venceram a batalha. (Podem encenar essa parte da história,
vestindo alguém para representar Moisés. Arão e Hur também podem ser
representados, segurando o braço de Moisés. Uma parte da igreja pode
representar os amalequitas e a outra parte, os israelitas que se levantam, no
momento em que Moisés ergue o braço, e os amalequitas que se levantam,
quando o braço de Moises abaixa.)
O Senhor promete que se formos fiéis à Sua Palavra, Ele também
nos sustentará em todas as batalhas de nossa vida e conseguiremos vencer
as tentações com o poder que vem de Jesus. Vamos orar.
(Orar pedindo que nossas crianças tenham poder para vencer; oração curta
e ao ponto).
Seu povo. Moisés ainda conduzia os israelitas, rumo à Canaã. Nesse tempo,
veio Amaleque fazer guerra contra os israelitas. Então, Moisés chamou o
seu servidor que se chamava Josué e ordenou que ele escolhesse homens
corajosos entre os israelitas, para que pudessem sair e guerrear contra o
povo de Amaleque. Estes eram os amalequitas. E Moisés disse também a
Josué, que ele se colocaria no alto do monte e teria a vara de Deus em sua
mão; aquela com a qual havia realizado vários milagres no Egito, depois que
saíram de lá.
Foi então, que Josué com os homens de guerra e Moisés, Arão e Hur
subiram ao monte. Quando Moisés levantava a mão, Israel vencia...
- Oh como me cansa suspender esta vara por tanto tempo! (diz Moisés)
...Mas quando abaixava a mão, venciam os amalequias. Como as mãos
de Moisés eram muito pesadas, colocaram uma pedra, para que Moisés
apoiasse seus braços nela. Então Arão e Hur ficavam um de cada lado de
Moisés, segurando seu braço levantado.
- Nós o ajudaremos. Não se preocupe! (dizem Arão e Hur)
As mãos de Moisés ficaram erguidas até o pôr-do-sol, e Josué
e seu povo venceram a batalha. (Podem encenar essa parte da história,
vestindo alguém para representar Moisés. Arão e Hur também podem ser
representados, segurando o braço de Moisés. Uma parte da igreja pode
representar os amalequitas e a outra parte, os israelitas que se levantam, no
momento em que Moisés ergue o braço, e os amalequitas que se levantam,
quando o braço de Moises abaixa.)
O Senhor promete que se formos fiéis à Sua Palavra, Ele também
nos sustentará em todas as batalhas de nossa vida e conseguiremos vencer
as tentações com o poder que vem de Jesus. Vamos orar.
(Orar pedindo que nossas crianças tenham poder para vencer; oração curta
e ao ponto).
A HISTORIA DE TIMOTEO
História
Timóteo era um menino que gostava muito de ouvir histórias. Todos os dias a mamãe e a vovó contavam histórias da Bíblia. Mamãe dizia: - A Bíblia nos ensina tudo sobre Deus. A vovó dizia: - A Bíblia diz que Deus ama você, meu neto. A Bíblia diz que Deus fez o mundo e tudo de bonito que há nele e também fez as pessoas. Todos os dias Timóteo aprendia a Bíblia com a sua mamãe Eunice e sua vovó Lóide.
Base bíblica: 2 Timóteo 1.5; 3.14,15
A HISTORIA DE DEBORA
A HISTORIA DE DEBORA
Tema: Débora: Uma Mulher Escolhida para Liderar
Leia o livro de Juízes cap. 4
Versículos para Memorizar:
“Deus escolheu aquilo que o mundo acha fraco, para envergonhar os poderosos”. 1 Co 1:27
Opção 2: "Vida longa está na sua mão direita, e na esquerda, riquezas e honra." Provérbios 3:1
Opção 3: "Tratai todos com honra, amai os irmãos, temei a Deus, honrai o rei”. 1 Pedro 2:17.
Objetivo: Gerar nas crianças a confiança para ouvir ao chamado de Deus.
Quebra-Gelo: Se você fosse escolhido para colocar uma lei no Brasil qual lei escolheria? E por quê?
Entrando na História
Você tem alguma tarefa especial em casa? Sua mãe, pai, tio ou avó pede a você para fazer coisas? Deus tem um trabalho especial para cada um de nós. Ele nunca nos pede para fazer algo que seja difícil demais. Vamos descobrir mais sobre uma pessoa a quem Deus deu um trabalho especial.
História
Deus deu a Débora uma responsabilidade especial – liderar Israel. Era um trabalho
duro! O povo não obedecia a Deus. Em vez disso adoravam ídolos.
Muitos anos antes o Rei Jabim tinha atacado Israel. Ele venceu a batalha e fez dos
israelitas seus escravos. Agora todos viviam com medo do rei e seu general, Sísera,
que tinha 900 carruagens de ferro.
Débora era chamada de juíza. Ela não tinha um escritório em um Tribunal como os
juízes de hoje. Ela se sentava embaixo de uma palmeira. Quando o povo tinha um
problema, eles iam a ela para ajudá-los a encontrar uma solução. Eles pediam-lhe
conselho. E ela sempre escutava como o povo se sentia triste por se afastar de Deus
e adorar ídolos. Eles pediam-lhe para ensiná-los a adorar o verdadeiro Deus.
Um dia Deus falou com Débora: “Eu ouvi as orações de Meu povo. Eu os livrarei da
escravidão”.
Débora ouviu as instruções de Deus. Ela passou as instruções a Baraque: “Deus
ordena que você leve dez mil homens ao Monte Tabor. Ele entregará Sísera em suas
mãos”.
Baraque estava com medo. Ele sabia o quanto o exército de Sísera era cruel. Eles
tinham atacado a sua cidade. Mas Baraque respeitou Débora. Ele sabia que Deus
estava com ela.
“Se você for comigo e meu exército, eu irei”- Baraque respondeu.
Quando Débora concordou em ir com ele, Deus deu a ela uma segunda mensagem
para Baraque: “porque você quer que eu vá com você, você não terá a honra de
ganhar a batalha. Essa honra será para um mulher”.
Débora, Baraque e os dez mil soldados lutaram bem pouco. Quando Baraque e seus
homens foram se encontrar com Sísera, Deus interveio. Sísera e seu exército
largaram as carruagens e fugiram. Baraque e seus homens pegaram e destruíram o
exército. Mas na confusão, Sísera escapou.
Sísera viajou ate chegar à tenda de Jael. O esposo de Jael era um de seus amigos.
Então Sísera pensou que estaria seguro por um tempo. Sísera pediu a Jael algo para
comer e um lugar para se esconder enquanto descansava.
Jael sabia que Sísera era um homem mal. Enquanto ele dormia, ela o matou. E foi
assim que a profecia de Débora se realizou. Uma mulher, Jael, matou Sísera, não
Baraque.
Precisamos ouvir os líderes que Deus escolheu para que possamos ganhar todas as
bençãos que Ele tem guardadas para nós. Quando Deus nos pedir para fazer alguma
coisa, nós queremos estar prontos para obedecê-lo.
Oração: "Senhor Deus, ajuda-nos a obedecer e confiar no Senhor quando
tivermos de fazer alguma coisa. Em nome de Jesus, amém."
Para Fixar
Faça um círculo com as crianças sentadas no carpete ou em pé e comece a passar
uma bola, o líder começa cantar uma música de preferência conhecida, quando ela
parar,a criança que tiver com a bola continua a musica e assim por diante. Ajude
aquelas que não soueberm a música, cantando junto.
Atividades
As crianças podem pintar com giz de cera a palmeira onde Débora ficara para falar às
pessoas. Podem ainda colar paetês coloridos em cada parte da palmeira, seguindo as
suas cores. Para isso, use tampinhas de garrafas pet para colocar um pouquinho de
cola em cada, facilitando a distribuição da cola às crianças. Deixe secar e coloque em um varal de barbante na sala, segurando cada pintura com pregadores de roupa.
RETIRADO DO SITE :http://trabalhinhos.blogspot.com
A ovelhinha teimosa
A ovelhinha teimosa
Um pastor tinha cem ovelhas. Embora tivesse tantas ele gostava de cada uma. Todos os dias ele as conduzia para o campo. O pastor sabia o nome de cada uma das ovelhinhas. E as ovelhinhas conheciam a voz do pastor e o seguia, elas faziam: Méééé,Méééé... Certo dia como de costume saiu com as ovelhinhas. Era uma manhã bem bonita, o pastor levou suas ovelhinas até a montanha. Que beleza! O campo estava tão florido! O pastor sentou-se na grama e começou a cantar uma canção para as ovelhinhas. E como elas gostavam de ouvir a voz suave de seu pastor! As ovelhinhas brincavam, comiam a grama bem verdinha... Depois o pastor as levava para beber água no riacho. Quando começava escurecer o pastor levava as ovelhinhas para o curral, e cuidava com muito amor.
Um dia o pastor estava contando as ovelhas: Uma ,duas, três, quatro ,cinco... Noventa e oito, noventa e nove... Oh! Faltava uma! "Onde estará?Sumiu a ovelhinha! Eu preciso procurá-la". Bem depressa o pastor largou as outras ovelhinhas no curral e saiu para procurar a ovelha perdida. E era justamente aquela ovelhinha mais teimosa, mas desobediente, aquela que mais preocupava o pastor. O pastor entrou pelo mato adentro gritando: "- Ovelhinha Lili! Ovelhinha Lili! Onde você está?". O pastor amava muito aquela ovelhinha! E não podia perdê-la. Longe dali a ovelhinha teimosa procurava o caminho de volta pra casa. Coitadinha! Ela não sabia voltar.
De repente ela ouviu um barulho. Que susto! Era o lobo! Ela começou a chorar! "- Méééé! Méééé!". O pastor ouviu e foi correndo. "- Espere ovelhinha! Já estou chegando vou salvá-la". No momento em que o lobo ia atacar a ovelhinha, o pastor chegou e deu uma cajadada no lobo. Pegou a ovelhinha nos braços, levou-a para junto das outras ovelhas e cuidou de suas feridas. Nunca mais a ovelhinha fugiu! Daí em diante ela foi a ovelhinha mais obediente! Há uma pessoa que se preocupa conosco. É Jesus! Ele nos ama e está sempre pronto a nos socorrer em qualquer situação.
Lucas 15:3 a 7 - Adaptação: Marilda Ferreira de Toledo
DEUS CRIOU O DIA E A NOITE
Deus criou o dia e a noite.
MATERIAL DE APOIO A CLASSE DO MATERNAL NA EBD
O tema deste trimestre será: "A criação de Deus" e você, professor, terá a grande missão de ensinar as crianças que Deus é o criador de todas as coisas. Por isso prepare-se! pesquise, planeje, estude sobre as características das crianças da faixa etária que você ensina e acima de tudo busque a unção do Espírito Santo. Que Deus te abençoe grandemente!
Texto Bíblico: Gêneses 1:1-5
1 No começo Deus criou os céus e a terra.
2 A terra era um vazio, sem nenhum ser vivente, e estava coberta por um mar profundo. A escuridão cobria o mar, e o Espírito de Deus se movia por cima da água.
3 Então Deus disse: —Que haja luz! E a luz começou a existir.
4 Deus viu que a luz era boa e a separou da escuridão.
5 Deus pôs na luz o nome de “dia” e na escuridão pôs o nome de “noite”. A noite passou, e veio a manhã. Esse foi o primeiro dia.
Objetivo: Aprender que Deus criou e fez separação entre luz e trevas.
Versículo visualizado:
Palavra do dia:
Lembrancinhas: Confeccione um círculo em cartolina duplex ou colorset preta. Faça na cartolina branca um semicírculo. Fixe os mesmos com uma "bailarina" de forma de a parte branca seja sobreposta a preta assim criança poderá mover as partes, veja figura na página3 da revista do mestre.
Atividade:Deus Criou as águas.
MATERIAL DE APOIO A CLASSE DO MATERNAL NA EBD
Texto Bíblico: Gêneses 1:6-8.
6 Então Deus disse: —Que haja no meio da água uma divisão para separá-la em duas partes!
7 E assim aconteceu. Deus fez uma divisão que separou a água em duas partes: uma parte ficou do lado de baixo da divisão, e a outra parte ficou do lado de cima.
8 Nessa divisão Deus pôs o nome de “céu”. A noite passou, e veio a manhã. Esse foi o segundo dia.
Objetivo da lição:Aprender que Deus criou as águas e manda a chuva.
Versículo visualizado:
Palavra do dia:Atividades:
Deus criou a terra.
MATERIAL DE APOIO A CLASSE DE MATERNAL NA EBD.
Atenção professoras de 5 e 6 anos: Em breve estarei postando o material de apoio a classe de jardim de infância!
Texto bíblico: Gêneses 1:9-10.
Objetivo: Aprender que Deus criou a terra. O Senhor tudo criou para o nosso bem.
Versículo visualizado:
Palavra do dia:
Atividade:
Sugestão de cânticos para a hora da ofertinha:
Dlim, dlim,dlim, faz a moedinha
quando a minha oferta.
cai na sacolinha.
Quem dácom alegria
como o sol brilhará (3X)
Quem dá com alegria
Como o sol brilhará,
E Deus o recompensará!
Se você não conhece as melodias use a criatividade e use uma que achar que fica legal!!!
Deus Criou as flores.
MATERIAL DE APOIO A CLASSE DE MATERNAL DA EBD
Texto Bíblico: Gêneses 1:9-13.
9 Aí Deus disse: —Que a água que está debaixo do céu se ajunte num só lugar a fim de que apareça a terra seca! E assim aconteceu.
10 Deus pôs na parte seca o nome de “terra” e nas águas que se haviam ajuntado ele pôs o nome de “mares”. E Deus viu que o que havia feito era bom.
11 Em seguida ele disse: —Que a terra produza todo tipo de vegetais, isto é, plantas que dêem sementes e árvores que dêem frutas! E assim aconteceu.
12 A terra produziu todo tipo de vegetais: plantas que dão sementes e árvores que dão frutas. E Deus viu que o que havia feito era bom.
13 A noite passou, e veio a manhã. Esse foi o terceiro dia.
10 Deus pôs na parte seca o nome de “terra” e nas águas que se haviam ajuntado ele pôs o nome de “mares”. E Deus viu que o que havia feito era bom.
11 Em seguida ele disse: —Que a terra produza todo tipo de vegetais, isto é, plantas que dêem sementes e árvores que dêem frutas! E assim aconteceu.
12 A terra produziu todo tipo de vegetais: plantas que dão sementes e árvores que dão frutas. E Deus viu que o que havia feito era bom.
13 A noite passou, e veio a manhã. Esse foi o terceiro dia.
Objetivo: Aprender que Deus nos ama, por isso, criou todas as coisas para o nosso bem.
Versículo visualisado:Palavra do Dia:
Lembrancinhas:
Lembrancinhas:
Atividade:
Mais um modelo de versículo:
Palavra do dia:
Sugestão de Atividade:
Texto Bíblico: Gênesis 1: 14-19.
Sugestão de atividades:
Cartões para lembrnacinhas:
Sugestão de atividade:
Deus Criou as frutas
MATERIAL DE APOIO A REVISTA DO MESTRE DA CLASSE MATERNAL
Texto bíblico: Gênesis 1:11,12.
11 E disse Deus: Produza a terra relva, ervas que dêem semente, e árvores frutíferas que, segundo as suas espécies, dêem fruto que tenha em si a sua semente, sobre a terra. E assim foi.
12 A terra, pois, produziu relva, ervas que davam semente segundo as suas espécies, e árvores que davam fruto que tinha em si a sua semente, segundo as suas espécies. E viu Deus que isso era bom.
12 A terra, pois, produziu relva, ervas que davam semente segundo as suas espécies, e árvores que davam fruto que tinha em si a sua semente, segundo as suas espécies. E viu Deus que isso era bom.
Objetivo: Aprender que Deus criou as flores e fritos para o nosso bem. Agradecer a Deus pelas frutas.
Versículo visualizado:
Mais um modelo de versículo:
Palavra do dia:
Sugestão de Atividade:
Deus criou o sol.
MATERIAL DE APOIO A REVISTA DO MATERNAL NA EBD.
14 E disse Deus: haja luminares no firmamento do céu, para fazerem separação entre o dia e a noite; sejam eles para sinais e para estações, e para dias e anos;
15 e sirvam de luminares no firmamento do céu, para alumiar a terra. E assim foi.
16 Deus, pois, fez os dois grandes luminares: o luminar maior para governar o dia, e o luminar menor para governar a noite; fez também as estrelas.
17 E Deus os pôs no firmamento do céu para alumiar a terra,
18 para governar o dia e a noite, e para fazer separação entre a luz e as trevas. E viu Deus que isso era bom.
19 E foi a tarde e a manhã, o dia quarto.
15 e sirvam de luminares no firmamento do céu, para alumiar a terra. E assim foi.
16 Deus, pois, fez os dois grandes luminares: o luminar maior para governar o dia, e o luminar menor para governar a noite; fez também as estrelas.
17 E Deus os pôs no firmamento do céu para alumiar a terra,
18 para governar o dia e a noite, e para fazer separação entre a luz e as trevas. E viu Deus que isso era bom.
19 E foi a tarde e a manhã, o dia quarto.
Objetivo: Aprender que Deus é o Criador do sol. Este é muito importante para a vida na terra.
Deus criou a lua e as estrelas.
MATERIAL DE APOIO A CLASSE DO MATERNAL NA EBD.
Texto Bíblico: Gênesis 1:14-19
14 E disse Deus: haja luminares no firmamento do céu, para fazerem separação entre o dia e a noite; sejam eles para sinais e para estações, e para dias e anos;
15 e sirvam de luminares no firmamento do céu, para alumiar a terra. E assim foi.
16 Deus, pois, fez os dois grandes luminares: o luminar maior para governar o dia, e o luminar menor para governar a noite; fez também as estrelas.
17 E Deus os pôs no firmamento do céu para alumiar a terra,
18 para governar o dia e a noite, e para fazer separação entre a luz e as trevas. E viu Deus que isso era bom.
19 E foi a tarde e a manhã, o dia quarto.
15 e sirvam de luminares no firmamento do céu, para alumiar a terra. E assim foi.
16 Deus, pois, fez os dois grandes luminares: o luminar maior para governar o dia, e o luminar menor para governar a noite; fez também as estrelas.
17 E Deus os pôs no firmamento do céu para alumiar a terra,
18 para governar o dia e a noite, e para fazer separação entre a luz e as trevas. E viu Deus que isso era bom.
19 E foi a tarde e a manhã, o dia quarto.
Objetivo: Aprender que Deus criou a lua e as estrelas para governar a noite.
versículo visualizado:Palavra do dia:
Lembrancinhas: imprima em papel peso 40Kg, os dedoches abaixo, e entregue um para cada criança, apresente os mesmo a classe e de modo informal, converse com as crianças explicando que Deus criou o sol para iluminar o dia e a lua para iluminar a noite.
Sugestão de atividade:
Lembrancinhas: imprima em papel peso 40Kg, os dedoches abaixo, e entregue um para cada criança, apresente os mesmo a classe e de modo informal, converse com as crianças explicando que Deus criou o sol para iluminar o dia e a lua para iluminar a noite.
Sugestão de atividade:
Deus criou os peixes e as baleias.
Author: Ana Michelle | Filed Under: Maternal 1 | às 10:12 |
MATERIAL DE APOIO A REVISTA DO MATERNAL NA EBD
Texto Bíblico: Gênesis 1:20-23
20 E disse Deus: Produzam as águas cardumes de seres viventes; e voem as aves acima da terra no firmamento do céu.
21 Criou, pois, Deus os monstros marinhos, e todos os seres viventes que se arrastavam, os quais as águas produziram abundantemente segundo as suas espécies; e toda ave que voa, segundo a sua espécie. E viu Deus que isso era bom.
22 Então Deus os abençoou, dizendo: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei as águas dos mares; e multipliquem-se as aves sobre a terra.
23 E foi a tarde e a manhã, o dia quinto.
21 Criou, pois, Deus os monstros marinhos, e todos os seres viventes que se arrastavam, os quais as águas produziram abundantemente segundo as suas espécies; e toda ave que voa, segundo a sua espécie. E viu Deus que isso era bom.
22 Então Deus os abençoou, dizendo: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei as águas dos mares; e multipliquem-se as aves sobre a terra.
23 E foi a tarde e a manhã, o dia quinto.
Objetivo: Aprender que Deus criou os répteis e as baleias para povoarem as águas.
Versículo visualizado:
Palavra do dia:Sugestão de atividades:
Você pode pedir que as crianças pintem a baleia com giz de cera e colem pedacinhos de canudos coloridos no peixinho.
Hora de brincar:(p.33) Vamos brincar de pescaria? Então, confeccione em cartolina algumas silhuetas de peixes. Fixe na parte da frente da silhueta um clips. providencie alguns palitos de churrasco e pedaços de barbante com um pedacinho de imã de geladeira preso na ponta. Providencie também um caixote de areia lavada. fixe os peixinhos na caixa de areia com o clip voltado para cima. As crianças brincarão de pescar os peixes, distinguindo se possível as cores, trabalhando a coordenação visiomotora, Tenha o cuidado de não pressionar as crianças mais novas apressando-as para realizarem a atividade.
lembrancinhas: Reúna as crianças em círculo e confeccione em origami (dobradura) um peixe para cada aluno. Observa as ilustrações abaixo e siga as instruções passo-a passo. Depois peça às crianças que desenhem os olhos, a boca e as escamas do peixe co giz de cera.
Durante a tividade converse com as crianças fazendo as seguintes perguntas:
- como os peixes se movimentam na água?
- Vocês sabem o nome de um peixe que Deus criou?
- Quem criou os peixes?
Escreva no verso o versículo do dia e deixe que leve as dobraduras como lembrncinhas.
TUDO QUE DEUS CRIOU É BOM
MATERIAL DE APOIO A REVISTA DO MESTRE DA CLASSE DE MATERNAL NA EBD
Texto Bíblico: Gênesis 1.12
A terra, pois, produziu relva, ervas que davam semente segundo as suas espécies, e árvores que davam fruto que tinha em si a sua semente, segundo as suas espécies. E viu Deus que isso era bom.
Objetivo: Aprender que tudo que Deus criou é bom, por isso devemos ser gratos por tudo que Ele criou.
Versículo visualizado:
Palavra do dia:Cartões para lembrnacinhas:
Sugestão de atividade:
Assinar:
Postagens (Atom)