sábado, 28 de julho de 2012

O HOMEM TORTO HISTÓRIA MORAL PARA CRIANÇA DE ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL




















ELIAS OROU E DEUS MANDOU CHUVA




PRINCÍPIO: Sua oração é tão poderosa quanto à de Elias!
VERSÍCULO: “Se permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis o que quiserdes, e vos será feito”. Jo 15:7
ALVO: Motivar as crianças a orar por todas as coisas, inclusive coisas difíceis. Mostrar que a fé move os céus!
INTRODUÇÃO e APRESENTAÇÃO: Dê as boas-vindas e faça a apresentação de todos.
QUEBRA-GELO: NOME DA BRINCADEIRA: UMA BOLA DE FESTA VAZIA
MATERIAL: Uma bola de festa (bola de assoprar de aniversário).
PROCEDIMENTO: Se eu disser que esta bola faz barulho, vocês vão acreditar? (Balance a bola). Vocês estão ouvindo algum barulho? O que eu preciso fazer para ouvir o barulho que esta bola é capaz de fazer? Eu tenho que encher a bola! (Encha só um pouco). Vocês estão ouvindo alguma coisa? Ainda não? (Continue enchendo até estourar). Ouviram o barulho que ela faz?
MORAL: Da mesma forma é a oração Eu só vou ver o poder da oração se eu orar, pois a oração tem muito poder!
LOUVOR: 1. Dançar na Chuva (CD Sede de Justiça - Fernandinho)  // 2. Faz Chover (CD Toque no Altar)
ORAÇÃO: Ore pelas crianças intercedendo a Deus que continue fazendo a palavra logos se tornar rema em seus corações. Declare mais uma vez que todo ensinamento será como semente e que dará muitos frutos para a vida delas.
REVISÃO: (Revisão da Lição Passada) Bem crianças, o que foi mesmo que aprendemos na lição passada sobre Elias?
1) O PROFETA É ALGUÉM QUE TEM UMA MENSAGEM DE DEUS  / 2) O PROFETA PRECISA TER CORAGEM PARA FALAR A MENSAGEM DE DEUS.
INTRODUÇÃO:   
TEXTO BÍBLICO: 1 REIS 18:20-39
(***Como o texto é extenso, a professora deve ler, estudar antes e contar (não ler) o relato.
SUGESTÃO: faça uma breve encenação com as crianças depois de contar o texto.  
“O Senhor mandou Elias, encontrar-se com o rei Acabe e dizer: Por que vocês estão adorando as imagens de Baal? Por acaso, pensam que não há Deus em Israel? Disse mais o Senhor: Ordene agora a todo o povo de Israel que vá encontrar-se comigo no monte Carmelo. Mande também os quatrocentos e cinqüenta profetas do deus Baal.Elias chegou perto do povo e disse: Até quando vocês vão ficar em dúvidas sobre o que vão fazer? Se o Senhor é Deus, adorem o Senhor; mas, se Baal é Deus, adorem Baal! Porém o povo não respondeu nada. Então Elias disse: Os profetas de Baal vão orar ao seu deus, e eu orarei ao Senhor. O deus que responder mandando fogo, este é que é Deus. E todo o povo respondeu: Está bem assim! Então Elias disse aos profetas de Baal: Orem ao seu deus, e eles gritavam assim: Ó Baal, responde às nossas orações! Elias começou a caçoar deles. Ele dizia:Orem mais alto, pois ele é deus! Pode ser que tenha ido ao banheiro.Aí os profetas oraram mais alto e começaram a se cortar com facas e punhais, conforme o costume deles, até que o sangue começou a correr. Passou o meio-dia, e eles continuaram a orar e a gritar; porém não se ouviu nenhum som. Então Elias disse ao povo: Cheguem para mais perto de mim. Todos chegaram mais perto, e o profeta Elias chegou perto do altar e orou assim: Ó Senhor Deus, prova agora que és o Deus de Israel, e que eu sou teu servo, e que fiz tudo isto de acordo com a tua ordem. Responde-me, ó Senhor, para que o povo saiba que tu, ó Senhor, és Deus e estás trazendo este povo de volta para ti! Então o Senhor mandou fogo. E o fogo queimou o altar e tudo que estava nele. Quando viram isso, os israelitas se ajoelharam, encostaram o rosto no chão e gritaram: O Senhor é Deus! Só o Senhor é Deus!”
APLICAÇÃO NA VIDA DA CRIANÇA:
1) O PROFETA É ALGUÉM QUE ORA E DEUS RESPONDE: Elias orou e pediu a Deus que mandasse chuva. Logo depois, caiu uma chuva muito forte e todos ficaram sabendo que foi por causa da oração de Elias. É por isso que o profeta de Deus é alguém que ora e Deus responde. Deus tem profetas hoje? Sim, Ele tem. Hoje, Deus não quer usar apenas um profeta, como na época de Elias. Deus quer usar muitos profetas. Você faz parte dos profetas de Deus! Vocês sabem orar? Deus já respondeu alguma oração de vocês? Então, vocês devem aprender a orar mais e Deus vai usar vocês para fazer muitos milagres através de suas orações!    

2) DEVEMOS ORAR MAIS DE UMA VEZ: Elias não orou só uma vez para que Deus enviasse chuva, mas sim sete vezes. A primeira vez que Elias orou, ele pediu ao seu ajudante que olhasse no céu para ver se havia alguma nuvem de chuva. Vocês já viram como as nuvens ficam escuras, quando vai chover? Elias continuou orando até aparecer sinal de chuva. Se Elias, que era profeta de Deus, precisou orar mais de uma vez, isso significa que nós precisamos orar também. Vocês devem orar quantas vezes for preciso, até receber a resposta de suas orações. Elias só parou de orar depois que ele viu no céu sinal de chuva. Às vezes, nós oramos e parece que não acontece nada, mas isso não é verdade. Deus age quando nós oramos, nós apenas não vemos. Aprendam com Elias, orem até Deus responder a sua oração!  

3) A SUA ORAÇÃO TEM O MESMO PODER DA ORAÇÃO DE ELIAS: Na última vez que Elias orou, apareceu uma nuvem pequenininha, do tamanho da mão de um homem. Como será que era essa nuvem? Levantem suas mãos e olhem para elas. A nuvem era um pouco maior que uma mão de criança, era do tamanho da mão de um homem. Daquela pequena nuvem, caiu uma grande chuva! Talvez vocês achem que suas orações sejam pequenas, mas suas orações têm poder. Através delas, Deus pode fazer coisas muito grandes. Pensem em algo muito grande! Deus pode fazer isso. Sabe por quê? Porque as orações têm o mesmo poder da oração de Elias!  
COMPARTILHAR:
 Por que Deus não enviou chuva na terra no tempo de Elias? Porque Elias orou para não chover.
 Por que será que Deus usa os profetas? Porque eles oram!
 Deus tem algum profeta hoje? Sim! Quem crê que é um profeta de Deus? Resposta pessoal
 O que vocês precisam fazer para serem profetas com Elias? Orar.
Qual o sinal que Deus deu para Elias de que ia chover? Uma pequena nuvem.
As suas orações têm o mesmo poder da oração de Elias? Sim. 
 Vamos repetir o versículo de hoje? “O profeta Elias era um ser humano como nós. Ele orou com fervor para que não chovesse, e durante três anos e meio não choveu sobre a terra. Depois orou outra vez, e então choveu, e a terra deu a sua colheita”. Tiago 5:17-18
Ø APELO:
Faça um momento de oração para que as crianças aprendam que Deus responde à Oração.
Ø MEMORIZANDO O VERSÍCULO: (introduzimos esse passo também na célula)
Use um boné.  Cada criança deve vir à frente, colocar o boné na cabeça e falar o versículo.

Ø BRINCADEIRA:
      Brincadeira: Deus ou Baal (como Morto x Vivo)
FONTE O BLOG CANTINHO DAS CELULAS KIDS

LIÇÃO BÍBLICA SER OBEDIENTE AOS PAI



SER OBEDIENTE AOS PAIS
Principio da lição: Deus quer que sejamos filhos obedientes não somente no nosso falar, mas também na maneira de agir.
 Base bíblica: Mateus 21:28-32
 Obedecer aos pais é um mandamento com promessa, que precisa ser levado a sério.
VERSÍCULO PARA DECORAR: “Vós, filhos, obedecei a vossos pais no Senhor, porque isto é justo”. Efésios 6:1

Objetivos educativos: Ao final da lição as crianças
·Descrever os dois filhos desta história.
·Desenvolver um desejo por obedecer a Palavra de Deus e às autoridades.
 Quebra-gelo: SAIMON DIZ
Desenvolvimento: o líder pede que as crianças fiquem dispersas pela sala, o comando da brincadeira é SAIMON DIZ, essa dinâmica envolve movimentos corporais, e o líder comanda os movimentos dizendo sempre a palavra SAIMON DIZ, antes de dizer o que se faz. Exemplo:
SAIMON DIZ eleva o braço direito, todos elevam o braço direito e só podem abaixar se o líder disser novamente a palavra SAIMON DIZ, ficando assim: SAIMON DIZ abaixa o braço direito, e todos abaixam o braço direito, e vai sendo citada vária parte do corpo. Porém, se o líder não falar a palavra SAIMON DIZ e os participantes fizerem o movimento, será falta e serão eliminados do jogo. Vence quem for o último a não cometer erro algum.

Alguma vez seu pai ou a sua mãe pediram pra você fazer alguma tarefa em casa, ajudá-los com alguma coisa? Com certeza sim.
Vou contar uma ilustração antes de lermos a parábola de hoje.
Havia um pai que tinha dois filhos, João e Guilherme. Um dia papai entrou no quarto de João, que estava fazendo um avião com palitos de sorvetes. O pai falou:
João, filho, ontem a noite ouve muito vento e as folhas das árvores caíram na calçada, gostaria que você pegasse um saco de lixo e uma vassoura e limpasse a frente da casa.
-Ah, não papai. Você não ta vendo que estou muito ocupado? Estou trabalhando neste avião e não quero parar.
O pai deu meia volta e saiu procurando o outro filho. Ele estava assistindo televisão.
Guilherme, você poderia limpar a calçada da frente porque esta cheia de folhas por causa do vento de ontem?
Sim, papai! Eu vou!- respondeu Guilherme.
-Que bom! -disse o pai- Vou deixar o saco de lixo e a vassoura perto da porta.
Depois que o pai sai João começou a pensar. Eu posso limpar a calçada e ainda terei tempo de terminar o avião hoje. Então, muito disposto João foi limpar a calçada.
Quando papai chegou, viu João trabalhando e perguntou:
Cadê o Gulherme!
-Não sei papai, da ultima vez que o vi estava assistindo televisão.
Quando o pai entrou, não podia acreditar! Guilherme estava ainda do mesmo jeito deitado no sofá assistindo televisão.

Qual dos dois filhos será que agradou e obedeceu ao seu pai?
Na parábola de hoje Jesus contou uma situação parecida para mostrar como algumas pessoas respondem à palavra de Deus. Vejamos Mateus 21:28-32.
Havia um homem  dono de campos e vinhas que tinha dois filhos
Então o pai pede ao primeiro filho figura 3: Filho, vai trabalhar hoje na minha vinha. Ele respondeu:
Irei, sim Senhor; mas não foi. Depois o pai chegou ao segundo filho Figura 4 e disse- lhe o mesmo.
Porém este respondeu: Não quero; mais tarde, tocado de arrependimento, foi e fez o que o pai pediu pra ele.
Jesus perguntou: Qual destes dois filhos obedeceu o seu pai? Qual você acha?
O que significa obedecer? (deixe as crianças responder)
Jesus quer que percebamos que o que fazemos é mais importante que o que dizemos. Muitas vezes com a nossa boca dizemos sim, mas o nosso agir é contrario. Muitos dizem sim para Jesus de "da boca-para-fora".
ATIVIDADE
Quais são as características de uma criança obediente? (deixe as crianças responder)
 Quais são as características de crianças desobedientes?
Como você responde aos seus pais quando pedem alguma coisa?
Que coisas nos estimulam a sermos desobedientes?
Que decisão você vai tomar a partir de hoje?
 Líder: Faça uma oração renunciando a desobediência e as coisas que a estimulam. Ore pedindo a Deus um coração submisso e obediente nas crianças.
Depois da oração estimule as crianças que precisam pedir perdão aos seus pais que faça isso voltando pra casa.
Divida a célula em dois grupos. Cada grupo deve dramatizar esta parábola nos tempos modernos.
Mostrando dois tipos de crianças, obedientes e as desobedienteS.
fonte: sementinha kids

CONSELHOS A UM JOVEM PAI



(Jogral dramatizado para 5 pessoas)

Os personagens ficam à frente da congregação:
Jovem pai
Pai experiente, mais velho
Mãe
Menino
Menina
O pastor também participa da apresentação
Pastor- Você, jovem pai, alegrou-se com o nascimento dos seus filhos. Quando Deus lhos concedeu, certamente você sentiu que grandes responsabilidades lhe estavam sendo impostas, não só a de sustentar e proteger a vida das crianças, mas, também, a responsabilidade de orientá-los e guiá-los no caminho do Senhor.
Jovem Pai- Sim, é verdade. E que farei para sair-me bem dessa incumbência?
Pastor- Escute o conselho do rei sábio Salomão:
Todos- “Dize à sabedoria: tu és minha irmã; e à prudência chama tua parenta.”
Pai experiente- Jovem pai, sabedoria e prudência ~soa companheiras inseparáveis, principalmente no que diz respeito à educação dos filhos.
Pastor- Mas, lembre-se de que a sabedoria não consiste na cultura secular que você adquiriu. A sabedoria é filha da consciência cristã, do convívio com a Palavra de Deus, da atitude de oração.
Pai experiente- A prudência não significa ceder, mas agir na hora certa, e sem deixar-se dominar pela ira.
Pastor- Não castigue os seus filhos pelo valor do prejuízo que ele causou, por exemplo, quando um deles quebrou o lindo jarro da sala; isso seria imprudência. Castigue-o pela responsabilidade que lhe coube no incidente.
Todos- A sabedoria e a prudência não decepcionam os filhos ao receberem a disciplina.
Pastor- Não se descuide, jovem pai, de ensiná-los a serem honestos e verdadeiros.
Mãe- Um dia desses, alguém que você não desejava receber, bateu à porta. Aborrecido, você mandou uma das crianças dizer que você não estava em casa.
Pastor- Se você ensinar seus filhos a mentirem, só porque não quer receber certa visita, eles logo aprenderão que a mentira é a maneira mais fácil para sair-se bem de alguma dificuldade, até mesmo para encobrir os próprios erros. Assim, você poderá estragar a formação do caráter deles.
Jovem Pai – Que o Senhor me livre de contribuir para a má formação de meus filhos. Quero educá-los nos Seus santos caminhos.
Pastor – Pois os ensine, desde os mais tenros anos, a amar a casa do Senhor. Aqui, eles receberão preciosos ensinamentos da Palavra de Deus e terão um convívio sadio.
Mãe- Certo domingo, pela manhã, você disse aos seus filhos: “vão à igreja, meus filhos, hoje é domingo”. Mas você mesmo não foi!
Menina- Eu fui sozinha com meu irmão. Fiquei muito triste!
Menino- Por que você não foi, papai?
Jovem Pai- Ora, meu filho! Nem sei...
Pai experiente- Você, jovem pai, deve dizer:”Vamos à igreja” e ir com eles. O exemplo é a lição mais eficiente. Somente palavras e teorias os cansarão.
Jovem Pai- Ensina-me, Senhor, a sentir como Davi quando exclamou:”Alegrei-me quando me disseram:Vamos à casa do Senhor”. Que eu possa transmitir essa alegria aos meus filhos.
Pai experiente- Lembro-lhe, também, jovem pai que, tanto quanto possível, seja companheiro deles, não apenas nas horas de lazer, mas em todas as circunstâncias da vida, aconselhando-os com amor. É verdade que seus filhos terão amiguinhos que lhes serão companhia agradável e alegre. Ninguém, todavia, o substituirá junto deles. Seus filhos lhe sentirão a falta e se queixarão. Escute as queixas deles agora mesmo:
Menina- Por que você, papai, não conversa comigo?
Menino- Por que você não me leva a passear nos feriados?
Pastor- Se você não for o companheiro e o conselheiro dos seus filhos, eles também não o procurarão quando ingressar na vida. Buscarão os amigos que lhes estenderem a mão quando se sentirem sozinhos. E o que essas pessoas aconselharão?
Todos- como é grande a sua responsabilidade jovem pai?
Jovem Pai- Direi como o rei Salomão:”Dize à sabedoria: tu és a minha irmã e à prudência chama tua parenta”. Rogo a Deus que me faça sábio e prudente para poder dar sólida educação cristã a meus filhos.
Pastor- Que seja esse o propósito de todo pai cristão.
Todos- Sim, Senhor.Que assim seja!
(Carmem Peixoto Portela)

HOJE É TEU DIA...ESCUTA, PAPAI



(jogral)


MENINAS- Pela mamãe que escolheste para mim...
TODOS- Eu te agradeço, papai!
MENINOS- Pelo meu lar e pedacinho do céu, que os dois construíram...
TODOS- Eu te agradeço, papai!
MENINAS- Pelo beijo que me dás, cada manhã, quando vais para o trabalho...
TODOS- Eu te agradeço, papai!
MENINOS- Pelo meu primeiro livro, quando entrei na escola...
TODOS- Eu te agradeço, papai!
MENINAS- Pelas broncas que me dás, de vez em quando ou de vez em sempre...
TODOS- Eu te agradeço, papai!
MENINOS- Pelas palmadas, poucas ou muitas, no lugar preciso e na hora certa...
TODOS- Eu te agradeço, papai”
MENINAS- Pelas tardes de sábado, domingo ou feriado que ficas em nossa companhia...
TODOS- Eu te agradeço, papai!
MENINOS- Pelo honrado nome que herdei, pelo que tenho de parecido contigo...
TODOS- Eu te agradeço, papai!
MENINAS- Porque tu és bom, generoso, terno, amigo, trabalhador e corajoso...
TODOS- Eu te agradeço, papai!
MENINOS- Porque em tudo és um verdadeiro exemplo para a família e amigos...
TODOS- Eu te agradeço, papai!
MENINAS- Porque tu me ensinaste o caminho do bem e do dever...
TODOS- Eu te agradeço, papai!
TODOS- Nós te agradecemos, Papai do Céu, e Te pedimos que abençoes ricamente nosso papai, hoje e sempre. Amém.

Jogral para o Dia dos Pais


(jogral - 5 crianças)


1ª criança- A glória dos filhos são os pais e os filhos a herança do Senhor.
Todos- Crianças, agradeçamos a Deus neste dia, pelos pais, pelos filhos, pelo amor.
2ª criança- Guarda o mandamento do teu pai- é o conselho do grande Salomão que acrescenta com sabedoria:
3ª criança- O filho sábio do pai ouve a instrução.
4ª criança- O Senhor disciplina a quem ama como o pai ao filho a quem quer bem.
5ª criança- Corrigindo-os com entendimento, visando a glória de uma vida além.
1ª criança- Como um pai se compadece do seu filho também o nosso Deus assim o faz- se compadece daqueles que O temem.
Todos- Dando-nos bênçãos de perdão e paz!
2ª criança- O pai do justo se regozijará; seu coração se enche de alegria.
3ª criança- Pois teme o seu filho ao Senhor, que é o princípio da sabedoria.
4ª criança- Vós filhos, obedecei a vossos pais no Senhor.
5ª criança-Não provoqueis, ó pais, os vossos filhos, criai-os nos caminhos do Senhor.
Todos- E crescendo não se desviarão pra honra e glória do Seu Criador.
(Noemi Campos – adap. Amélia L. Oliveira)

MÚSICA PARA OS DIAS DOS PAIS


Meu Pai, Meu Amigo

CRISTINA MEL

Eu tenho um amigo
Que sempre está comigo,
Presente do bondoso Criador.
Eu tenho um amigo,
Fiel, companheiro,
Exemplo verdadeiro de amor.

No dia em que eu nasci,
Ele já estava ali
Me recebendo nos braços da família;
Eu não sabia de nada,
Mas ele já me amava
E me ofertava a sua companhia.

Meu pai, meu amigo (meu pai)
Fiel, companheiro,
Exemplo verdadeiro pra mim (pra mim),
Meu pai, meu amigo (meu amigo)
Fiel, companheiro,
Exemplo verdadeiro para mim.

Sua vida me conduz
Aos braços de Jesus,
A quem eu amarei até o fim.

Alguns diplomas para o Papai!










Livrinho para presentear os Papais!