sábado, 17 de março de 2012

Eliseu e a Sunamita


Eliseu e a mulher de Suném

Deus é o Senhor da Vida

Para Memorizar: “E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: - É me dado todo o poder no céu e na terra!” Mateus 28.18

Leitura Bíblica II Reis 4.32-37

Objetivos
*Crer no poder de Deus;
*Observar e verificar que Deus ainda opera milagres;
*Compreender o valor da segurança que se encontra em Jesus.

Introdução
Todos já ficamos doentes um dia! Qual foi a reação de seus pais? Vocês já receberam de Jesus alguma cura de enfermidade? Jesus ainda ouve e responde as orações!
Jesus ainda cura as enfermidades!
Comentário

I – A Mulher Hospitaleira
Certo dia partiu Eliseu para a cidade de Suném. Nesta localidade, morava uma mulher muito rica e hospitaleira. Todas as vezes que o profeta passava por essa cidade hospedava-se na casa dessa mulher. Ela já havia descoberto que Eliseu era um homem de Deus. Por isso pediu ao marido que construísse um quarto para o profeta se hospedar quando os visitasse. Garantindo sua privacidade. Ao passar novamente por aquela cidade, Eliseu é surpreendido com o aposento novo e especialmente mobiliado para ele. Sentiu-se tão alegre e agradecido, que pensou em dar algo em troca de tanta bondade (presente) Então chamou a sunamita e perguntou em que lhe podia ser útil. Talvez houvesse alguma coisa que ele pudesse oferecer.


II – O Presente do Profeta
Mas a mulher de nada precisava.
Depois que a sunamita retirou-se, Geazi, o servo do profeta, lembrou-se de que ela não possuía filhos. Eliseu refletiu sobre essa verdade. Então o profeta foi até a sunamita e declarou que ela seria mãe, fato que ocorreu depois de cumprir os dias de gravidez. Os anos foram se passando e o menino crescia em beleza e inteligência. Imaginem o carinho e o mimo com que era tratado. Certo dia o menino resolveu acompanhar o pai até o campo com outros trabalhadores. O dia era ensolarado e quente e, depois de certo tempo o menino começou a queixar-se de forte dor na cabeça.


Devido à queixa insistente da criança o pai mandou um dos empregados retornarem com o menino para casa, para que ficasse ao cuidado de sua mãe. Ela tomou várias providências, mas foram todas inúteis e, ao meio dia o menino morreu. A sunamita então resolveu deitar a criança no quarto do profeta e partiu rapidamente em sua busca. O profeta estava no monte Carmelo (II Reis 4.22-31). O coração daquela mãe estava partido. Ao aproximar-se ela é interpolada por Geazi, que pergunta se vai tudo bem com ela. A sunamita tentando conter sua dor diz que está tudo bem e declara o propósito de estar ali apenas para falar com o profeta. Ao aproximar-se de Eliseu, cai de joelhos a seus pés e põe a chorar. Logo ela revela toda a sua dor e revolta. Então o profeta solicita a Geazi que pegue seu bordão e vá a casa da sunamita e passe sobre o menino. O desespero da mãe não permitiu que Eliseu ficasse, e esta solicita que o profeta vá pessoalmente. E isso foi o que ocorreu, mas adiante deles foi Geazi, obedecendo a primeira ordem de Eliseu.

III – O Milagre da Ressurreição
Geazi chegou diante da criança e passou por várias vezes sobre ele o bordão, mas, nada ocorreu. Chegando Eliseu, entrou no quarto, fechou a porta e ficou sozinho com o menino morto. O profeta então orou a Deus. Posteriormente sentou-se na cama e deitou sobre o menino que começou a aquecer-se. Levantou-se e andou de um lado para o outro do quarto, certamente orando e novamente deitou-se sobre o menino. Então o corpo aqueceu-se e o menino espirrou sete vezes indicando que voltou a vida.


Eliseu sai à porta e manda que Geazi chame a sunamita e, esta vem com toda a urgência atender aquele precioso pedido. Ao chegar à entrada do quarto depara-se com o menino que lhe é entregue pelo profeta Eliseu em seus braços. Certamente ela chorou muito, mas agora de alegria. Imagine a felicidade e gratidão daquela mulher! Sabemos que Deus ainda é o mesmo, e muitos milagres ele pode fazer, depende de nós. Do nosso amor, da nossa caridade, da nossa lealdade, da nossa fé... Jesus também operou milagres, inclusive a da ressurreição. Isso nós podemos ver na próxima lição. (Lázaro, O Filho da Viúva de Naim).
Ore com eles e por eles!




Para Colorir

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recadinho ou sugestão. Estou em constante pesquisa para te ajudar com o que há de melhor. Beijinhos. Tia Sama