sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

BILA


Olá crianças, hoje nós vamos ouvir uma história muito legal, de uma menina que gosta muito de fazer caretas. Mas essas caretas que ela faz mostram o que está em seu coração. E como será que é o coração dela?

Esta menina se chama Bila. Prestem atenção para ver se esta história lembra alguma coisa em sua vida.

A Bila é uma menina muito brava, olha só a cara dela. Ela não tem muita paciência com seus irmãos, briga por qualquer coisinha. E sabem de uma coisa? Ela gosta de fazer tudo do seu jeito, não aceita opinião de ninguém. Isto me lembra uma pessoa "rebelde", não é mesmo? A rebeldia não agrada a Deus. E quando alguém chama a sua atenção ela começa a chorar. (coloca a 2ª carinha) ela abre o bocão e grita, chora bem alto e faz pirraça. Será que aqui tem gente assim também como a Bila? Olha só como está ficando o coração dela. Cada vez mais sujo. (pingar iodo na água para ficar escuro)


E sabem crianças a Bila faz uma coisa que eu acho horrível (coloca a 3ª carinha) ela mostra a língua para as pessoas, ela faz careta para a sua professora e até para os seus pais. Isto é muito feio, não é mesmo?

A Bila não conhece a Palavra de Deus e ela não sabe que lá em Ef 6:1 diz "Filhos obedeceis a vossos pais no Senhor, pois isto é justo." Ela precisa obedecer aos pais e aqueles que são autoridades na vida dela. E sabe o que ela mais precisa aprender? A não falar mentira (coloca a 4ª carinha).

Ela é uma menina mentirosa, mente tanto que ninguém acredita nela. E Deus fala em Sua Palavra que o pai da mentira é o diabo (Jo 8:44). Acho que a Bila não sabe que quem fala mentira tem o diabo como pai. Eu não quero ter o diabo como pai, e vocês querem? A Bila é uma menina muito maldosa (coloca a 5ª carinha). Agora olhe para o coração de Bila e veja como está. (pingar mais iodo na água para ficar escuro)

Ela gosta de puxar o cabelo das meninas, de dar beliscão nos meninos e até um "pedala Robinho" (tapa na testa) nos seus colegas. Ela não tem medo de ninguém e não leva desaforo para casa. Olha só a cara dela.

Assim ela não pode ter amiguinho nenhum, pois quem vai quer ter uma amiga assim?

Um dia Bila chegou mais cedo na escola e sem que ninguém a visse ela roubou um livro da Biblioteca. (colocar a 6ª carinha).

E ela continuou a roubar, foi um lápis, uma borracha, uma moedinha, aí não parou mais. Fazia tudo escondido é claro. Que coisa ruim não é Bila? Eu sei um versículo que diz que o diabo veio para matar, roubar e nos destruir (Jo 10:10). Acho que a Bila não é uma menina feliz só faz coisas erradas! Você não acha?

Mais um dia olha só o que aconteceu, (colocar a 7ª carinha) ela foi convidada a ir numa igreja, no início ela não queria ir, mas depois pensou..." Eu vou fazer muita bagunça lá. "

Mas chegando lá todos a trataram bem, ela louvou com as crianças, ela gostou e se sentiu importante. A professora do cultinho tinha uma história muito linda para contar, e era a história mais maravilhosa que alguém podia escutar. Esta história está em um livro todo sem palavras como este aqui, (pegue o livro) você quer ouvi-la? Então preste atenção (contar a história do livro sem palavras acrescentando e lembrando-se dos pecados que bila cometia). (colocar a 8ª carinha).

Fazer o apelo e dizer que Bila orou recebendo ao Senhor Jesus, pois ela se arrependeu e quis mudar de atitude. (coloca a 9ª carinha).

Obs: Pergunte as crianças: Como está o seu coração? Será que você precisa pedir perdão hoje pelos seus pecados?

Crianças a Bila reconheceu que o que ela fazia era pecado. Agora com Jesus no seu coração ela é uma pessoa diferente. A sua família logo reconheceu que ela havia mudado. E na escola também, ela agora mostrava para todos o que Jesus fez em sua vida. (colocar a 10º carinha) Veja como a Bila está agora. ( colocar água sanitária na água para ficar claro de novo).

E você também pode ser uma criança alegre, feliz, obediente. É só realmente entregar sua vida a Jesus e fazer sempre o que agrada a Deus.





Ela no começo da história, ainda não tinha colocado o iodo, mas já estava com a mistura.

Já com o coração com iodo, com a mistura quando o iodo entra em contato com a água fica preto, sem a mistura o coração fica marrom.


E agora no final já com a água sanitária.





Sem o rostinho.


Tinha dúvidas com o rostinho, mas Magda me esclareceu, ele encaixa no cabelo da Bila, e não cai. :)

Fiz menos rostinhos do que o modelo original, como as minhas crianças são pequenas, elas acabam cansando fácil, por isso fiz com menos.




Foto retirada do site: ESCOLA DOMINICAL



Molde feito por Magda Sarmento


HORA DA ATIVIDADE:




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recadinho ou sugestão. Estou em constante pesquisa para te ajudar com o que há de melhor. Beijinhos. Tia Sama